Jornal Correio Popular Notícia



DIREITO
OAB-RO debate obstáculos e abusos na negativa de Gratuidade Judicial

Data da notícia: 2024-02-02 17:10:56
Foto: Assessoria/Divulgação
4º Colégio de Presidentes das Subseções foi realizado em Ji-Paraná

A negativa de acesso à justiça e as práticas questionáveis na recusa de gratuidade judicial foram temas destacados no 4º Colégio de Presidentes das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Rondônia, que ocorreu em Ji-Paraná. A discussão revelou preocupações sobre decisões arbitrárias que impactam a efetividade do acesso à justiça para uma significativa parcela da população.

Outro ponto ressaltado foi a exigência de documentos não previstos em lei, como comprovante de residência, para o processamento de demandas judiciais. Essa prática cria obstáculos desnecessários ao acesso à justiça, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade.

Jefferson Freitas Vaz, presidente da Subseção de Ji-Paraná, salientou que a gratuidade da justiça é um direito constitucional fundamental e expressou a preocupação compartilhada por todos os presidentes de subseções em relação ao indeferimento indiscriminado de pedidos de gratuidade, o que tem gerado injustiças e colapsado tribunais superiores.

Fonte: Assessoria de Imprensa - OAB RO




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.